PROJETO EDITORIAL COLETÂNEA DO DESIGNER

Projeto de Bia Giglio, Bruna Bragança, Leonidas Alves, Pâmela Souza e Rafaella Ferreira.
Trabalho Acadêmico desenvolvido para Universidade Unicarioca.

Introdução
Sabemos que a identidade visual de uma empresa é importante e faz toda uma diferença. Apresentar projetos que visam solucionar de maneira eficaz um problema de design não deveria ser tão difícil, ao menos é o que pensamos quando estamos diante da situação. O trabalho de excelência se adquire através de conhecimento e não muita das vezes é fácil encontrar. Por isso decidimos abordar 3 grandes temas principais do design paras se atingir de forma eficaz a solução de maneira descomplicada. Através do Branding aprenderemos através de investigações e estratégias potencializar uma marca, e na Identidade visual dar valor e significado em uma representação gráfica e por último apresentar soluções de forma inovadora por meio do Design Thinking.
Tudo isso reunido em uma coletânea de 3 livros visando facilitar a vida de quem buscar crescer mais no conhecimento do Design.

Tema, objetivo geral, objetivos específicos e Justificativa
O tema proposto foi: “Coletânea básica do Design pra solução de problemas”.
Uma coletânea de três livros sobre design, mostrando as áreas da inovação, como criar marcas e um manual completo para construção da marca. Divido em:
•Brandign
•Identidade Visual
•Design Thinking
(Objetivos gerais e específicos)
O livro aborda uma das tarefas mais comuns do dia a dia do designer que é a criação de identidades visuais. Os livros trazem imagens explicativas e muitos exemplos visuais sobre a composição de identidades visuais. Este guia tem como objetivo auxiliar e agilizar processos de construção de uma identidade visual. É importante ressaltar que este guia possui notas explicativas, que são comentários que ajudarão você a entender o processo de criação de uma identidade visual. Essas notas explicativas estarão localizadas sempre nas páginas do lado esquerdo, nos números pares. Possui um conteúdo com linguagem simples e fácil entendimento, visando sempre não deixar o leitor com dúvidas.

Justificativa
Mas o porquê dessa escolha?
Vimos à necessidade de ter em mãos essas ferramentas básicas reunidas em um só lugar, visando facilitar a vida dos que buscam o conhecimento básico na área do design e elevando a um novo nível com o Design Thiking.

Público alvo
Destinados ao Publico em geral e não só a designers e estudantes, que desejam se aperfeiçoar cada vez mais nas técnicas básicas do design.

ELEMENTOS DE CAPA:
Lâmpada que nos dá a ideia; a engrenagem que nos dá força ativa e os caminhos que nos leva a solução.
Esses 3 elementos que ficaram em 3 livros diferentes, formando a nossa coletânea de design para solução de problemas.

Cores e símbolos:
Amarelo: Associado a Criatividade e a lâmpada está associada a ideias e criatividade.
Vermelho: O vermelho está ligado as emoções fortes a força ativa por isso usamos as engrenagens para significar o movimento.
Laranja: Laranja significa prosperidade e sucesso, que nos leva a um caminho através das boas ideias e dos movimentos para se chegar a uma solução. Por isso o ícone são vários caminhos se cruzando para se ter uma boa ideia!

MIOLO
Fonte: Corbel, número 12, com entrelinha 18 com duas colunas. Fonte geralmente utilizadas para textos corridos e para dar maior legibilidade ao texto.
Por ser uma fonte com hastes finas, ideal para a tendência atual do Design.
As ilustrações poderão estar dispostas em vinheta final, pequena ilustração que finaliza um capitulo e de meia página que ocupa metade da página.
Espaçamento bem definido entre as margens e as colunas para melhor leiturabilidade. Teremos abertura de capitulo, com a cor referente ao livro e o tema relacionado. Em cada livro usamos o elemento e a cor referente ao tema, isso encontrado no cabeçalho para identificar qual o livro. No caso Design Thinking: Lâmpada Branding: Engrenagem Identidade visual: Caminhos Seu acabamento será Brochura – Formato mais comum, com a lombada quadrada. Tamanho será 21 x 29 cm.

ABERTURA DE CAPÍTULO:
A ideia foi colocar a abertura de capitulo colorida, para dar um ar descontraído, divertido e que a pessoa que esteja lendo saiba exatamente onde está o capitulo que ela está procurando através da cor. o texto em dois blocos para facilitar a leitura.

Conclusão
O projeto final surpreendeu nossas expectativas, percebemos o quanto é prático ter reunidos 3 assuntos importantes e básicos de design em um mesmo lugar, nos poupando tempo e trazendo conhecimento essenciais.
Foi um trabalho gratificante onde aprendemos os conceitos básicos para desenvolver um livro e uma coletânea, e percebemos o quanto é trabalhoso, não só pela sua complexidade mas por trabalhar em grupo e sem um local apropriado. Mas com uma boa organização e comunicação tudo fica mais fácil e conseguimos administrar bem o projeto. O resultado foi um Livro bem acabado
Referências Bibliográficas
LUPTON, Ellen. Pensar com tipos. São Paulo: Cosac Naify, 2006
TYBOUT, Alice m. CALKINS, Tim Philip. Branding. São Paulo: Atlas 2006
BROW, Tim. DESIGN THINKING – UMA METODOLOGIA PODEROSA PARA DECRETAR O FIM DE VELHAS IDEIAS. São Paulo: CAMPUS 2010
VIANA, Mauricio. DESIGN THINKING – INOVAÇÃO EM NEGÓCIOS. Rio de Janeiro: Editora MJV PressCAPA WORDPRESSLAMPADA FINALELEMENTO ENGRENAGEMCAMINHOCAPA THINKINGCAPA BRANDINGCAPA IDENTIDADE VISUALAPLICACAO DESIGN THINKINGAPLICAO BRANDINGAPLICAO IDENTIDADE VISUALMIOLO DESIGN THINKINGMIOLO LIVRO BRANDING MMIOLO LIVRO IDENTIDADE VISUALMIOLO DESIGN THINKING M

Deixe um comentário